Área Para Clientes

aspn@aspn.com.br
(11) 3647-3660

(11) 3078-3610


Caixa lança SELO DE PROMOÇÃO AUTORIZADA e SIPMC (Sistema de Promoções Comerciais)

A partir de 1º de junho de 2015, todas as promoções autorizadas pela Caixa Econômica Federal poderão contar com um selo de identificação contendo o número da respectiva autorização. O chamado SELO DE PROMOÇÃO AUTORIZADA será fornecido pela Caixa e entregue às empresas promotoras na forma de um arquivo digital de imagem em alta resolução, juntamente com o Certificado de Autorização expedido. O selo, além demencionar o número da autorização, também conterá o logotipo da Caixa e uma imagem de um “✔️”, sugerindo que o “checking” da ação foi realizado pela autoridade responsável e a campanha foi considerada “OK”.

É importante esclarecer que o uso do selo não é obrigatório por lei, mas trata-se de uma mera sugestão.

De acordo com a Caixa, a colocação do selo nos materiais de comunicação pode emprestar um caráter de maior credibilidade à campanha, na medida que facilitaria a identificação, pelo consumidor, de que a promoção em questão foi devidamente verificada e aprovada pela autoridade competente. Minha opinião pessoal é que, independentemente de concordar com a louvável iniciativa de parceria da Caixa com o mercado de Live Marketing, tal situação ainda depende da realização de uma ampla campanha da CEF de esclarecimento ao consumidor. Ainda que a Lei que regulamenta as promoções comerciais seja uma “quarentona” (vigora desde 1971), é patente que são poucos aqueles que sabem da sua existência, mesmo entre os profissionais da área. É muito comum, principalmente fora do eixo Rio-São Paulo, nos depararmos com empresas, agências e fornecedores que desconhecem a necessidade de autorização prévia para a realização de sorteios ou concursos. Que se pode dizer, então, do consumidor?

Na sequência, a Caixa traz mais uma novidade: o SIPMC – Sistema de Promoções Comerciais. Trata-se de um sistema informatizado de análise e gestão das autorizações de promoções. O SIPMC entrará em funcionamento, segundo a CEF, em 01/07/2015 e permitirá que todo o processo de autorização de promoções possa ser administrado via Internet, sem mais a necessidade de deslocamentos para Brasília ou envio de documentos pelos Correios. Será mandatório o uso de certificação digital, como forma a garantir a identificação dos agentes envolvidos e a lisura da atividade. Quando totalmente operacional, o sistema deverá facilitar ainda mais a tramitação das autorizações, reduzindo prazos e permitindo o acompanhamento mais estreito do andamento dos pleitos por parte dos interessados.

Estas novidades chegam em boa hora. O ano de 2015 trouxe uma bagagem de crise e um início conturbado para o setor. Com um PIB de crescimento negativo no primeiro trimestre (-0,2%), as empresas precisarão ainda mais usar conscientemente as ferramentas do marketing promocional (Live Marketing) para minimizar as perdas e iniciar a retomada do crescimento. Com as duas atitudes aqui descritas, a Caixa sinaliza que entende a necessidade do mercado e demonstra sua intenção de parceria. Agora é só começarmos a agir.